A culinária italiana é uma das mais prestigiadas do mundo e a preferida de muitos brasileiros.
Mas por que nem sempre os pratos feitos aqui ficam com o mesmo sabor de lá?
O chef Alex Caputo garante que ingredientes diferentes ou de má qualidade costumam ser os principais culpados. Para quem não quer errar mais, o profissional dará quatro aulas, em São Paulo, em que ensinará pratos tradicionais, como massas, risottos e carnes .
Se você não pode fazer o curso, confira cinco dicas do professor e arrisque-se a preparar aquela macarronada da mama:
1. Tempo certo
“Use sempre produtos da época. Agora, por exemplo, é safra de tomate. Além do preço bom, ele realmente está com gosto certo. Frutas amadurecidas na marra, como muitas vezes é feito com a manga, por exemplo, não têm sabor.”
2. Direto da Itália
“Um prato italiano não terá o mesmo gosto se em vez de Lardo di Colonnata você usar bacon, por exemplo. É claro que pode ficar bom, mas não será autêntico. Hoje, é possível encontrar muitos produtos importados de boa qualidade.”
3. Sem complicação
“Talvez você não encontre alguns produtos exclusivos, como trufas ou cogumelos. Opte, então, por receitas com ingredientes que também existem no Brasil. As amêndoas, por exemplo, estão presentes em vários pratos italianos.”
4. Comece pelo risotto
“Para quem não entende nada de cozinha, recomendo o risotto. É fácil, prático e impressiona os convidados.”
5. Crocância no ponto
“Na culinária italiana, além do sabor, a textura é muito importante. É bom balancear o cremoso com algo crocante, como no Cioccolato e Mandorle, sobremesa que mistura chocolate e amêndoas, prato que vou ensinar no curso.” A receita desta delícia você confere aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário