Publicidade
Por ser um alimento, o óleo pode ser ingerido por qualquer pessoa, desde que em quantidades moderadas. Por ser um óleo de sabor suave, pode ser consumido com o azeite em saladas. "É importante que seja adicionado a alimentos frios ou à temperatura ambiente para conservar suas propriedades. Também pode ser utilizado em preparações quentes substituindo o azeite e óleo de soja, porém perdendo uma parte de suas propriedades", acrescenta a nutricionista.
No entanto, a forma mais comum deste óleo é encontrada em cápsulas que facilitam sua ingestão.
Segundo ela, os efeitos benéficos do consumo de óleo do cártamo mais estudados atualmente são redução do peso corporal, aumento do metabolismo, ganho de massa muscular, prevenção e tratamento de diabetes mellitus tipo 2, inibição de células cancerosas, diminuição das concentrações de colesterol LDL e glicose no sangue, entre outros.
Na redução da gordura corporal, a nutricionista explica que o óleo do cártamo age inibindo as enzimas lipogênicas (LPL), responsáveis por estocar a gordura, estimulando a ação das enzimas lipolíticas, que queimam a gordura.
Por ser um alimento muito estudado atualmente, existem diversos sites que vendem cápsulas do óleo. Também podem ser encontrados em farmácias e lojas de suplementos esportivos. A nutricionista alerta que é importante o consumidor verificar a procedência do produto e se ele possui o selo da ANVISA. "Outra informação importante é verificar se no rótulo a quantidade de CLA (ou ácido linoléico conjugado ou ALC) é maior que 70% da composição do produto. Nesse caso, o produto está fora das normas da ANVISA e pode provocar riscos à saúde", ressalta.
De acordo com Lunara, a quantidade recomendada para ingestão do óleo diariamente é de duas colheres de chá, em momentos diferentes do dia, por exemplo: café da manhã e jantar. No caso das cápsulas, deve-se seguir a recomendação contida no rótulo.
Por Jessica Moraes
Adorei a materia Si... Obrigado, agora entendi os benefícios! Vc me indica alguma marca de confiança? Bjos.
ResponderExcluirObs: Sou eu o @alle_mendes! rsrs...