30 junho 2013

Alfarroba é melhor que Chocolate!

carob



Essa semana descobrimos uma maravilha a alfarroba, um ótimo substituto para o chocolate, é mais saudável, tem menos gordura e você nem nota a diferença. Já tinha ouvido falar mas nunca havia experimentado, a boa notícia é que tem cara e gosto de chocolate, mas é mais nutritiva e não contém lactose, glúten e açúcar, ideal para celíacos, veganos e quem quer ser mais saudável. Além disso é rica em fibras, controla o apetite e proporciona sensação de saciedade.

Apesar de não ter a fama do cacau, a alfarroba já era usada pelos egípcios há mais de 5 mil anos.
Fruto da alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado em substituição do cacau.

Por ser naturalmente doce, ela dispensa o uso de açúcar na fabricação e no consumo dos produtos. Sem falar que também não possui os estimulantes cafeína e teobromina e é rica em vitaminas e minerais. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba tem 0,7% de gordura e alto teor de açucares naturais (glucose, sucrose e frutose) de 38% a 45%.
Em sua formulação destacam-se a vitamina B1 que colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora o raciocínio; e a vitamina A, essencial para a saúde da visão e crescimento dos ossos e dentes. Ela ainda possui alto teor de vitaminas B2, cálcio, magnésio, ferro, potássio e sódio. Em 100g do produto você encontra 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais como ferro e zinco.

A alfarroba é encontrada em casas de produtos naturais, na forma de pó, bombons e barras semelhante as de chocolate.
A recomendação é para consumir de 15 a 20 gramas dia (1 tablete pequeno ou 1 col. de sobremesa) no período da manhã ou tarde, pois o corpo está ativo e o utiliza mais rapidamente.


alfarroba

Receita de brigadeiro vivo
brigadeiro de alfarroba


Ingredientes:
1 xícara (chá) de tâmaras sem caroço
1 xícara (chá) de uvas passas pretas sem caroço
1 e ½ xícara (chá) de castanha-do-brasil
2 colheres (sopa) de cacau em pó orgânico
2 colheres (sopa) de alfarroba em pó
2 colheres (sopa) de agave
1 colher (sopa) de óleo de coco

Para enrolar
1 xícara (chá) de castanha-do-brasil
Modo de preparo

1. Hidrate as uvas passas e as tâmaras, sem o caroço, na água por pelo menos 15 minutos.
2. Escorra e coloque no processador juntamente com os demais ingredientes.
3. Processe até obter uma massa homogênea e consistente. Se estiver grudenta, coloque um pouquinho mais de óleo de coco. E se estiver muito mole, adicione um pouco mais de castanha-do brasil. Enrole-os.

Para enrolar

1. Bata as castanhas in natura no processador ou liquidificador.
2. Passe os brigadeiros nessa farinha e sirva.
Rendimento: 30 unidades
Tempo de preparo: 45 minutos
Calorias: 83 por unidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...