25 junho 2013

10 Dicas para Melhorar a Saúde de Suas Unhas!


Quando suas unhas começam a ficar fracas, quebradiças, manchadas ou com irregularidades, fique de olho! Sinal que a estrutura da queratina, principal proteína das unhas, está comprometida afetando o aspecto e resistência das mesmas. Ou seja, algo não anda bem em seu organismo.



Deficiência nutricional, estresse físico, substâncias químicas presentes em esmaltes e acetonas ou até mesmo um problema mais sério de saúde deve ser levado em conta no momento de identificar a origem do problema. Na maioria das vezes a solução é simples e começa de dentro para fora. Uma dieta balanceada rica em vitaminas do complexo B, C, E e aminóacidos fará uma grande diferença para a recuperação e crescimento de suas unhas.
Aliado à alimentação saudável, selecionamos abaixo alguns hábitos do bem para que suas unhas, além de fortes, fiquem sempre limpinhas, hidratadas e prontas para aquela linda cor de esmalte que acabou de lançar. Vamos lá?

1) Monte seu Kit
Diversos tipos de micoses, fungos, inflamações e outros tipos de infecções podem ser transmitidos através do uso compartilhado de alicates e lixas. Embora a maioria dos salões de beleza e manicures esterilize os instrumentos utilizados, não custa nada prezar pela saúde e montar o seu próprio Kit de Manicure, não é mesmo? Escolha uma nécessaire bonita e capriche na adquisição de seus utensílios.
 

2) Escovinha Nelas!
Lavar as mãos é um hábito comum e que a maioria de nós fazemos diversas vezes ao dia. Mas quantas vezes ao dia você escova debaixo de suas unhas? Bactérias dos tipos estreptococos, estafilococos, pseudômonas, além de fungos, células mortas, poeiras e ácaros, são facilmente encontrados debaixo das unhas no decorrer de um dia. (Então se você rói unha, pare já pois todas essas nojeiras vão para dentro de seu organismo.) Para melhorar a higiene de suas mãos e unhas, limpe também embaixo de suas unhas com a ajuda de uma escovinha. É rápido e garantirá a remoção de inúmeras impurezas indesejáveis acumuladas ali.

3) Acerte no tamanho e no formato.
Quadradinhas, ovais, arredondadas, longas ou curtinhas. É verdade que cada unha deve combinar com o estilo da pessoa. Unhas quadradas encravam menos enquanto as redondinhas e ovais tendem a lascar menos. Adeque o tamanho e o formato de sua unha às suas atividades diárias e ao estilo de vida que você tem. Se suas unhas estão compridas demais e quebram a toda hora devido ao seu estilo de vida, entregue-se a um formato mais curtinho e opte por unhas de porcelana ou postiças apenas nas ocasiões especiais.


4) Cuidado com a cutícula!
A cutícula não é uma camada de “pele morta” que está ali em sua unha sem motivo algum. Ela garante imunidade e protege a matriz da unha da ação de substâncias químicas e/ou microorganismos atuando como uma barreira de entrada de bactérias, micoses e infecções. Sendo assim, evite retirar as cutículas toda semana ou, quando o fizer, respeite um intervalo de no mínimo 20 dias.


5) O Esmalte Certo – Cuidado!

A moda chegou e sem nem pensar duas vezes nos entregamos às sagradas unhas coloridas e ao #esmaltedasemana. Mas você já ouviu falar em estresse químico? E alergias por dermatite de contato? Então preste bem atenção no tipo e na qualidade do esmalte que você escolhe para suas unhas. Foi encaminhado para a Anvisa em Maio de 2011, um estudo realizado pela agência PROTESTE Associação de Defesa do Consumidor – com as principais marcas de esmaltes do país na qual foi apontado a presença de substâncias parcialmente cancerígenas e prejudiciais à saúde na composição de seus esmaltes. A Anvisa agiu e limitou a concentração dos itens nocivos, mas ainda assim #ficaadica: jogue fora os esmaltes velhos e ao adquirir novas cores procure sempre as marcas que tragam a informação no rótulo: hipoalergênicos e toxic free.


6) Mantenha a Cor
Esmaltes novos tem melhor aplicação e durabilidade, portanto, fique de olho na validade de seus frasquinhos. Use luvas de silicone para lavar louças e proteger contra produtos de limpeza. O esmalte começou a ficar mais fosco e quebradiço? Aplique uma camada de extrabrilho e óleo secante. Repita sempre que necessário. Ajuda a garantir a cor e fixação por mais tempo como se estivesse com as unhas recém pintadas.


7) Hidrate!
Um bom hidratante de mãos é imprescindível para deixar a pele da região suave e lisinha. Deixar na bolsa um hidratante para as mãos é uma ótima opção para garantir hidratação, perfume e maciez durante o dia. Estressou? Faça uma pausa, lave bem as mãos, pingue algumas gotinhas de seu hidratante preferido, feche os olhos e massageie suavemente até a completa absorção. Escolha uma fragância que te remeta à um momento de paz e relaxamento e entregue-se. Cheirinho de banho? Rosas? Frutas? A escolha é sua!


8) Acetona x Removedor de Esmaltes
Fuja das acetonas que ressecam e enfraquecem as cutículas e as unhas. Prefira removedores de esmaltes hipoalergênicos que além de ter um cheirinho mais suave, não mancha e nem agride a pele. No mercado já existem opções com Silicone, Vitamina E e Óleo de Uva. Duram bastante e o custo-benefício vale muito a pena!


9) Unhas in natura
Da mesma maneira que sua pele precisa respirar e para isso você retira totalmente a maquiagem, assim também funciona com suas unhas. O recomendado pelos dermatologistas, é dar pelo menos uma semana de pausa para que sua unha fique in natura, isto quer dizer, sem nenhum tipo de base ou esmalte. Assim, seu organismo terá tempo de se recuperar das agressões causadas pelos componentes químicos dos esmaltes. Nesta semana, aproveite para hidratar a pele da região e fazer o banho de óleo (item #10 abaixo)! Suas unhas vão agradecer a folga!


10) Faça em Casa – Receitinhas Naturais!
 

Banho de Óleo de Oliva – 

Unhas Quebradiças, Fracas e Pele Ressecada. 
Repleto de vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. Uma dica fácil e acessível que pode ser feita com um ingrediente que sempre temos em casa!
Em um recipiente pequeno, cubra suas unhas com uma camada fina de óleo de oliva morno e deixe por 10 minutos. Repita semanalmente se possível, ou pelo menos uma vez ao mês. O processo deve ser realizado com unhas in natura.

Óleo para Unhas Fracas
  • 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
  • 1 colher (chá) de óleo de jojoba
  • 5 gotas de óleo de alfazema
  • 5 gotas de óleo de capim-limão
Misture todos os ingredientes e com um algodão, massageie as unhas de manhã e à noite. Os produtos podem ser encontrados em casas de produtos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...