É a história de uma mãe que precisou mudar a
filha de escola, pois ela havia sofrido bullying na que estava, e a nova
escola custava 12 mil libras (R$ 40 mil por ano). Esse foi o estopim para que Julie Deane procurasse uma fonte de renda.
Por coincidência, Emily e seu irmão mais novo, Max, estavam lendo “Harry Potter”
e haviam pedido à mãe bolsas de couro iguais às dos personagens do
livro. Enquanto elencava oportunidades de negócios, Julie pensou em
produzir essas bolsas, pois teria que começar com o que dinheiro que
tinha: 600 euros. E assim surgiu a “Cambridge Satchel Company”. Me emocionei com tamanha capacidade, as pessoas querem, elas podem!
O começo
Julie fundou a “Cambridge Satchel Company” em sua cozinha em 2008 ao lado de sua mãe. “Foi um destes negócios que foram fundados à partir de uma necessidade porque precisava juntar dinheiro para a escola de minha filha, que estava sofrendo bulling na escola atual. Eu prometi para ela, e quando você promete algo para uma criança, não há volta.”
Construindo o negócio
Decidida pelas bolsas de couro, Deane sentou-se na mesa da cozinha e começou a procurar no Google
por fabricantes de bolsas de mão, produtores de peças de couro,
fornecedores de couro e qualquer outro fornecedor que pudesse produzir
algo a partir de um “sketch” para ela. Ela vasculhou toda a internet
para ter certeza que ninguém estava fazendo o mesmo que ela – algo que era startup o pessoal chama de “ Competitor Analysis”. Quando teve
certeza que sua empreitada era única, ela foi aos fabricantes para
colocar a ideia em prática.
Achado o produtor da peça, Julie começou
a trabalhar no protótipo. Com a a peça em produção ela partiu para
construir um website. ”Eu não sabia nada de websites, mesmo.”, diz Deane. “Mas pensei, não deve ser difícil, deve haver um curso online.”
Ela achou um curso e passou 2 noites acordada aprendendo, na terceira
noite fez o site. Hoje, ela dá palestras para estudantes sobre
empreendedorismo, e diz a eles: “Você não precisa pagar ninguém para fazer seu site, SEO ou Adwords…isso é preguiça.”
Deane colocou seu site e produto em toda lista grátis que podia, das páginas amarelas e blogs de mães até o Etsy e o E-bay.
Quando começou a vender peças nas cores caramelo, marrom escuro e preto, Deane começou também a engajar seus consumidores. Ela
pedia a seus compradores que enviassem uma foto de suas bolsas e
escrevessem um depoimento sobre o site se tivessem gostado do produto
(e enviar de volta o produto se não gostassem). Ela sempre acreditou
que um bom review poderia aumentar a credibilidade de seu negócio e
encorajar novos consumidores a comprar. Alguns dos primeiros compradores
de Deane comentaram sobre suas paixões por blogs de moda, o que mostrou
um novo mundo a empreendedora.
“ Eu não podia imaginar que as pessoas iam a blogs de moda com tanta frequência”.
Em um desses comentários de consumidores
sobre blogs, Deane resolveu escrever pra um blogueiro. Contou ao mesmo
sobre sua empresa e enviou-lhe uma foto com esperança de que houvesse
interesse. Ela disse que não poderia enviar uma amostra –”…talvez em 1
ano se tudo for bem, mas enquanto isso, aqui vai uma foto”
Quando o produtor de couro trabalhou em
um projeto usando couro tingido de vermelho e azul marinho, Deane fez
alguns modelos coloridos. Ela nunca tinha produzido peças coloridas
antes pois o pedido mínimo era equivalente a seis meses de vendas. ”Se
eu escolhesse a cor errada, não seriam boas notícias para a escola de
minha filha.” Deane diz que as 2 cores produzidas na ocasião trouxeram o
momento de inspiração que ela precisava.
“No momento que coloquei-as a venda elas sumiram e ficou claro que este era o caminho”
Durante os últimos anos Deane trabalhou
agressivamente com blogueiros de moda e fashionistas em ascenssão
patrocinando-os e presenteando-os com modelos de suas coleções causando
buzz orgânico.
A “Cambridge Satchell” construiu um forte relacionamento com estes blogueiros, inclusive produzindo peças baseadas em pedidos dos mesmos, o que permitiu que Deane pudesse aparecer na mídia tradicional. A Cambridge Satchel virou uma febre entre os fashionistas e a empresa cresceu graças aos buzz em social media e o “boca-a-boca” em blogs especializados.
A “Cambridge Satchell” construiu um forte relacionamento com estes blogueiros, inclusive produzindo peças baseadas em pedidos dos mesmos, o que permitiu que Deane pudesse aparecer na mídia tradicional. A Cambridge Satchel virou uma febre entre os fashionistas e a empresa cresceu graças aos buzz em social media e o “boca-a-boca” em blogs especializados.
Em Setembro de 2011 a “Elle” do Reino
Unido entrou em contato, pedindo que Deane produzisse uma peça brilhante
para um novo “trend” fluorescente que estava por vir. Sempre disposta a
capitalizar-se com novas oportunidades Deane produziu as peças e enviou
à blogueiros que estivessem cobrindo a semana de moda de Nova York.
“Quando as luzes se apagaram e começaram os desfiles, as bolsas
pularam”, diz Deane. “Assim ficamos famosos; o “New York Times” e o “New
York Post” nos chamaram do “estilo de rua na semana de moda de Nova
York”.
O sucesso no fashion week em 2011,
atraiu grandes varejistas como a Sacks e Bloomingdales que trouxeram o
produto as vitrines chamando-o de “ The Brit it bag” durante o Fashion
Week em fevereiro de 2012.
E o Google ligou pra ela
O barulho do Fashion Week não passou
desapercebido, apenas alguns meses após o evento a BBH de Londres,
agência do Google, entrou em contato. Eles perguntaram por fatos e pela
história do negócio dizendo que a empresa estava sendo cotada para uma
grande oportunidade de mídia.
Depois de assinar um enorme “NDA”, Deane
descobriu que o cliente era o Google e que a Cambridge Satchel
estrelaria um dos filmes da campanha “ A internet é o que você faz
dela.”
Deane construiu um grande impulso para
seu negócio florescer através da web, e mais especificamente através do
Google. Mas, mais que isso ela viu o tráfego e as vendas crescerem
exponencialmente graças ao anúncio que foi ao ar em Dezembro de 2012. O
vídeo que teve cerca de 5.3 milhões de views foi responsável por parte
dos 400% de aumento em vendas somente no Reino Unido.
Hoje, a Cambridge Satchels vende em mais
de 190 pontos de venda, está presente em 100 países, e fatura
aproximadamente 16 milhões de dólares por ano.
Devolvendo aos blogueiros
Durante o Fashion Week de Londres, Deane
abriu sua primeira loja física no Londres Convent Garden. Uma loja de
dois pisos, onde a parte de baixo é inteira dedicada aos blogueiros de
moda.
Por isso, a lição que fica para todos nós é:
Pare de pensar e comece! Seu negócio só ganha forma de verdade, depois que passa a existir!
Fonte: Crowd
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