25 outubro 2011

Temporada aberta: Tartufo Bianco di Alba


Chegam os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, e a gastronomia entra em festa, comemorando a temporada das trufas brancas de Alba. Elas são conhecidas como o ouro da gastronomia em todo o mundo e não é difícil imaginar por qual razão – a raridade e o método ainda rústico como são encontradas faz com que a exclusividade tenha seu preço.
Estas preciosidades comestíveis vêm de Alba, uma pequena localidade da região de Piemonte, no Norte da Itália, e são encontradas próximo das raízes de árvores como carvalhos, salgueiros, castanheiras e aveleiras. As trufas são silvestres e até hoje não se descobriu uma forma de cultivá-las.
O aspecto da trufa branca está entre uma batata e um cogumelo. A cor é um amarelo escuro, quase um bege, lembrando marfim antigo. A trufa branca exige um cortador específico, com lâminas ultra afiadas, pois quanto mais fina for cortada, mais sabor e aroma irá liberar. A espessura ideal é a de uma folha de papel.
E pensar que esta iguaria tão refinada nasce debaixo da terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, e é desenterrada por cães (que farejam seu cheiro)… Há alguns séculos, os caçadores de trufas tinham o hábito de treinar porcos para farejarem as trufas, esfregando um pedaço de trufa nas mamas das porcas e fazendo com que eles se acostumassem com o aroma desde pequenos.
O tartufaio, especialista em trufas, é quem revolve a terra e as retira do solo, com cuidado meticuloso, sem quebrá-las nem ferir-lhes a superfície. As trufas só têm valor se suas características originais forem preservadas.
Não há segredos na preparação dos pratos com trufas. Normalmente, elas vêm inteiras à mesa e são laminadas na frente do cliente. E devem acompanhar pratos simples e neutros, fazendo com que a trufa branca seja a grande estrela da refeição. Só assim é possível conservar seu aroma intenso, que a torna tão especial – um perfume de húmus, parmesão e alho, uma mistura de complexidade fantástica. Apesar do aroma marcante, o sabor rapidamente desaparece na boca e aí fica um conselho para os apreciadores – deguste bem a trufa com o olfato, antes de comê-la.
As trufas brancas de Alba combinam bem com massas, risottos e ovos. O prato predileto dos experts é o “Uova in cocotte con tartufo bianco di Alba”, pois reúne a simplicidade do ovo e a exuberância da trufa branca fresca.
As trufas de Alba podem custar até 6 mil dólares o quilo. As que exibem uma sutil coloração rosada são consideradas mais raras e possuem um aroma bem marcante. As melhores safras ocorrem em outonos chuvosos, pois as trufas precisam de muita umidade para crescer.
A trufa branca, na verdade, não tem nada de muito impressionante aos olhos, mas é um rico tesouro ao olfato e paladar. Por isso, é endeusada por chefs e restaurantes de renome. Um autêntico ingrediente de culto gourmet.
Preço: cerca de US$ 200, por 25 gramas


Onde encontrar: na cidade de Alba, no Norte da Itália, de outubro a dezembro





Um comentário:

  1. Eu comprei uma trufa branca fresca em SP, em um emporio que se chama Emporio Tartuffi, entregaram em minha casa para eu escolher. E' uma delicia, porem um pouco cara....

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...