13 junho 2014

Nunca é “tarde demais”!

Quantas vezes você já ouviu falar de alguém que já desistiu de tomar uma atitude para mudar seus hábitos alimentares? Seja pela idade, pela correria do dia a dia ou por tantos outros motivos…gente….sempre há tempo para mudanças!!!! Para ter uma vida longa e saudável não há mistério, basta dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e evitar o estresse.
tumblr_mhz8olcGr21qawrmfo1_500_large
Embora a genética tenha seu papel neste contexto, os hábitos de vida e a alimentação são fatores determinantes. Cerca de 25% da longevidade depende da herança genética, OU SEJ, os outros 75% são fatores que dependem do ESTILO DE VIIIIDA, como: alimentação, prática de atividades físicas, fumo, bebidas alcoólicas, estresse.
O envelhecimento pode ser definido como um declínio progressivo na eficiência dos processos bioquímicos e fisiológicos do organismo. Surgem as alterações no paladar, na estrutura dos ossos, nas articulações, na visão, entre outras. Comer bem é o segredo mais antigo de saúde que existe. A dieta deve ser rica em frutas, hortaliças, legumes e cereais integrais, alimentos fontes de vitaminas, minerais antioxidantes e fitoquímicos que atuam combatendo a ação dos radicais livres.
Segundo alguns estudos recentes, o envelhecimento é causado pela ação dos radicais livres, que podem estar envolvidos no processo de envelhecimento e doença. Diante disso, o que fazer para o aumento da longevidade com melhor qualidade de vida? O melhor modo de neutralizar os danos causados por radicais livres é a ingestão de uma dieta rica em alimentos com ação antioxidante, amplamente encontrados na natureza, especialmente nos produtos vegetais, como:

- aveia: fonte de fibras, como a betaglucana, além de ser um cereal altamente energético;
- alho: rico em alicina;
- azeite de oliva extravirgem: fonte de antioxidantes fenólicos;
- suco de uva: contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol);
- cacau: fonte de epicatequinas e catequinas de efeito antioxidante;
- oleaginosas (nozes, castanha do brasil, castanha do pará, avelã, amêndoa): rica em gorduras insaturadas e substâncias antioxidantes;
- soja: fonte natural de isoflavonas;
- tomate: fonte de licopeno;
- linhaça: rica em ômega 3, lignana e fibras.


Adote uma postura alegre e otimista diante da vida. O primeiro passo pode ser entender que nunca é tarde para mudar os hábitos. São cuidados simples que proporcionam não só o rejuvenescimento, mas saúde e bem estar! Fica a dica para a semana…para a vida!!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...