30 outubro 2013

Whey Protein

Como tomo whey há muito tempo, quis falar um pouquinho a respeito. Mas, para isso, contei com a ajuda da nutricionista Fernanda Fitipaldi.

Bom, para quem não sabe, o whey protein é a proteína do soro do leite extraída de sua porção aquosa, gerada durante o processo de fabricação do queijo, onde são mantidos os peptídeos do soro.
Durante décadas, essa parte do leite foi dispensada pela indústria de alimentos e somente a partir dos anos 70, os cientistas passaram a estudar as propriedades dessas proteínas.
Evidências recentes sustentam a teoria de que as proteínas do leite – incluindo as proteínas do soro – além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, além de reguladores da função imune.

Logo que comecei a tomar, algo que me confundia bastante eram as diferenças entre o Whey Protein Isolado (WPI), Whey Protein Concentrado (WPC) e Whey Protein Hidrolisado (WPH). Conversei com a Fe e ela me explicou de uma maneira bem didática, super fácil de entender:



A WPI é a mais pura forma de Whey Protein disponível, contém cerca de 90% ou mais de proteína. A maioria dos suplementos com isolados de whey são isentos de gordura e com menos de 1% de Lactose, sendo uma ótima saída para os portadores de intolerância à lactose. O isolado de Whey possui todas as vitaminas e minerais presentes no leite, além de conter todos os aminoácidos essenciais (aqueles que nosso organismo não produz) e não-essenciais. A digestão e absorção desse suplemento é considerada ótima.

A WPC fornece de 29 a 89% de proteína, dependendo do produto. É o Whey obtido através de uma filtração que permite a passagem das moléculas menores como lactose, gordura e carboidratos e concentra as maiores (as proteínas).
Devido ao seu processo de fabricação e o baixo custo, os concentrados de Whey servem mais como aditivos alimentares.

Quanto ao WPH, dentre todos os tipos  é a única forma onde a proteína sofreu hidrólise, garantindo assim a maior velocidade de absorção devido ao seu alto valor biológico. Contém cerca de 92% de whey protein. Possui um preço mais elevado que os outros

Em relação a sua importância:
Proteína completa – Isso significa que ela contém todos os aminoácidos que seu corpo necessita diariamente.

Rico em BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) – O whey é a melhor fonte natural de BCAAs. Na verdade, ele contém mais BCAAs que qualquer outra fonte de proteína. Esses aminoácidos específicos são os mais importantes para os atletas e interessados em ganhar massa muscular. O whey fornece grande quantidade de BCAAs para restaurar seus níveis no corpo e reparar e reconstruir os tecidos musculares rapidamente.

Digerido rapidamente – A proteína do soro de leite é de longe a proteína mais facilmente digerida e absorvida pelo corpo humano. É conhecida como uma proteína “rápida”, por sua capacidade de chegar rapidamente aos músculos. Ela supera a proteína de outros alimentos, como carne e ovos.

Reforça o sistema imunológico - O whey protein contribui com o sistema imunológico ao elevar os níveis de glutationa no corpo. A glutationa é uma molécula pequena que se encontra em cada célula e é o principal antioxidante produzido pela célula. Sua importância para o sistema imunológico é fundamental.

*Estudos afirmam que o whey pode auxiliar também no processo de diminuição de circunferência da cintura.

Já dose diária depende de cada pessoa e da intensidade de exercício físico realizado. Normalmente, o consumo é de uma porção, 1 a 2 x ao dia.
O consumo pode ser feito no pré e /ou pós- treino, ou mesmo pela manhã. Pode ser consumido com leite (absorção mais lenta), água ou suco.

Dicas:

  • O whey não deve ser visto como a única fonte de proteína da dieta, o cálculo do que é ingerido no dia deve ser feito para depois fazer a complementação com esse produto.

  • Consulte um nutricionista e converse com seu preparador físico para encontrar o melhor momento de consumo de acordo com o seu treino e alimentos ingeridos no dia-a-dia.
 Na proxima semana irei falar sobre algumas formas gostosas de consumir de whey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...