Foto:
Natura / Divulgação
Nem tudo que está à venda na perfumaria é perfume. O índice de
fragrância presente no produto é que vai determinar se dentro do vidro
há um legítimo parfum ou apenas um aroma gostoso diluído em outros
componentes.
Na escala adotada pelos fabricantes, é considerado perfume o produto que concentra de 18% a 20% de fragrância, composição que garante que o cheiro dure até 12 horas no corpo. Outros itens de perfumaria apresentam números menores de concentração de aroma: o deo parfum tem de 15% a 17% e o desodorante colônia de 10% a 14%. Depois deles vêm o spray corporal perfumado, com 5% a 7% de fragrância.
Uma pesquisa feita pela empresa Kantar Panel mostrou que, com o passar dos anos, as mulheres mudaram o gosto quanto à escolha de seus perfumes. Em 2008, 35% preferiam os florais. Hoje, 37% investem nos aromas baseados em frutas. No lado masculino, as fragrâncias amadeiradas seguem liderando a preferência, citadas por 50% dos entrevistados.
A perfumista Veronica Kato, da Natura, lembra que uma mesma fragrância pode apresentar características distintas nas pessoas:
— Cada indivíduo possui seu próprio cheiro, que vem tanto do tipo de pele – oleosa, seca ou normal – como do tipo de alimentação. E é justamente esta característica que torna uma fragrância única.
A especialista salientou que para o perfume durar mais tempo no corpo, o ideal é passá- lo nos locais onde a circulação sanguínea é maior: nuca, atrás da orelha, pulsos, pescoço e dobras do braço. Ela dá a dica:
– A hidratação também influencia na permanência do perfume na pele: quanto mais hidratada, maior a duração do cheiro.
Na escala adotada pelos fabricantes, é considerado perfume o produto que concentra de 18% a 20% de fragrância, composição que garante que o cheiro dure até 12 horas no corpo. Outros itens de perfumaria apresentam números menores de concentração de aroma: o deo parfum tem de 15% a 17% e o desodorante colônia de 10% a 14%. Depois deles vêm o spray corporal perfumado, com 5% a 7% de fragrância.
Uma pesquisa feita pela empresa Kantar Panel mostrou que, com o passar dos anos, as mulheres mudaram o gosto quanto à escolha de seus perfumes. Em 2008, 35% preferiam os florais. Hoje, 37% investem nos aromas baseados em frutas. No lado masculino, as fragrâncias amadeiradas seguem liderando a preferência, citadas por 50% dos entrevistados.
A perfumista Veronica Kato, da Natura, lembra que uma mesma fragrância pode apresentar características distintas nas pessoas:
— Cada indivíduo possui seu próprio cheiro, que vem tanto do tipo de pele – oleosa, seca ou normal – como do tipo de alimentação. E é justamente esta característica que torna uma fragrância única.
A especialista salientou que para o perfume durar mais tempo no corpo, o ideal é passá- lo nos locais onde a circulação sanguínea é maior: nuca, atrás da orelha, pulsos, pescoço e dobras do braço. Ela dá a dica:
– A hidratação também influencia na permanência do perfume na pele: quanto mais hidratada, maior a duração do cheiro.
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