26 maio 2014

Manteiga Ghee

Produtinho total do bem, sendo usado frequentemente.... na gastronomia, aprendi a faze-la, a muitos anos atras, sendo a clarificaçao da manteiga.... resumo: tirando todas suas impurezas. Em casa costumo fazer e aromatizar com tempeiros, para realçar o sabor de varios alimentos em cocçao.
Agora ela esta sendo difundida como manteiga Ghee, aqui vai um breve detalhamento sobre a mesma:

Ghee é muito utilizado para cozimento. Realça o sabor e aroma do alimento, aumenta a absorção dos nutrientes e pacifica os três doshas (Vata, Pitta e Kapha).O Ayurveda recomenda dourar rapidamente no ghi (ghee) os temperos a serem utilizados na refeição, pois isto ajuda a transportar a porção solúvel de lipídeo dos temperos para as membranas celulares constituídas de lipídeos. Por esta mesma razão, o Ayurveda usa o ghi (ghee) em várias fórmulas herbáceas, pois é um excelente condutor para as ervas. Funciona também como um conservante natural nesses produtos.O azeite de oliva é famoso entre os nutricionistas ocidentais por ajudar a limpar os canais biliares e o fígado. De acordo com a medicina Ayurvédica, o ghi (ghee) tem o mesmo efeito, mas em todos os srotas (canais e condutos do organismo).Para que o alimento possa chegar às células e tecidos do nosso organismo, é necessária a ingestão equilibrada de gorduras de boa qualidade. As gorduras são responsáveis pela distribuição do alimento no organismo. A partir dos 50 anos de idade, quando o fluxo sanguíneo já não é mais tão eficiente, essa necessidade torna-se ainda maior. Problemas como falta de memória, concentração e fadiga mental estão ligadas à má oxigenação e nutrição de partes do cérebro. Nessa faixa etária torna-se essencial a ingestão de gorduras que auxiliem no transporte e distribuição do alimento.
o Guee sendo um alimento perfeito não tem qualque contra - indicação ,e pode ser usado por pessoas alérgicas a leite e lácteos e não contem lactose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...