11 maio 2013

Pirogue de Ricota com Batata


.Vamos a uma receitinha maravilhosa??



O nome certo é PIEROGI = um tipo de pastel cozido originário da Polônia., mas com o passar dos tempos e das línguas e ouvidos foi se adaptando para o "pirogue". Tem a forma de um ravióli, porém maior, e é feito com farinha, ovos, recheado com ricota, batatas (típico polonês), ou repolho (típico ucraniano).
O pierogi pode ser servido com molhos e nata.

A palavra pierogi significa pastel em polaco. Na Rússia e na maior parte da Ucrânia,  é conhecido como "VARÊNIKE". No oeste da Ucrânia, no entanto, chamam-no "PEROHÊ", que é um termo cognato de pierogi (dá-lhe o pessoal de Prudi = Prudentópolis).


Para seu preparo é fácil, mas exige um pouco de paciência só para montar os pastéis, depois é tudo rápido e prático. Então vamos à receita:

Ingredientes para a Massa (massa caseira de macarrão básica)

500g de farinha de trigo;
1 gema;
2 colheres de sopa de azeite ou óleo;
Água fria para dar o ponto.

Preparo: Misture tudo e vá sovando até dar o ponto de uma massa lisa que desprenda das mãos. Espalhe farinha numa mesa e abra a massa não muito fina na espessura com um rolo ou com uma máquina própria para massas, corte em círculo usando um pires invertido, reserve.  

Ingredientes para o Recheio

400g de ricota fresca;
300g de batata cozida e espremida com um garfo (+ - umas 5 batatas);
Salsinha e cebolinha frescas picadas;
Sal, pimenta a gosto.

Preparo: Divida a ricota, metade para misturar com a batata e metade para rechear só com ricota. Tempere ambas as porções e comece a rechear a massa, feche cada pastel de forma diferente (marcas do garfo ou do "aparelhinho" de fechar pastel, aquele comprado em feiras agropecuárias) para você poder diferenciar o que é só de ricota e qual tem ricota com batata.

Deixe descansar os pirogues na geladeira por umas 2 horas, enquanto isso prepare o molho a bolonhesa (azeite, cebola picada, 4 tomates batidos no liquidificar, acrescenta a cebola dourada, bate mais um pouco, reserva, frite 400g de carne moída de 1ª, acrescente o molho, tempere).
Compre também umas 400g de nata fresca colonial, aquelas que vem em pacotinhos plásticos, são mais azedinhas que as industrializadas.

Preparando os Pirogues: Água para ferver numa panela alta, coloque um pouco de sal e azeite na água e vá colocando os pierogues, quando eles subirem, deixe mais uns 3 minutos, tire-os al-dente.

Sirva-s na mesa sem os molhos, deixe que cada “convidado = familiar” prepare o seu molho ou sua mistura.


 "Bon apetit!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...