30 março 2012

Champagne Perrier- Joüet Bi-Centenaire


No ano em que completa 200 de existência, a Perrier-Joüet revelou uma edição especial e comemorativa do champagne Brut Fleur de Champagne 1998, uma homenagem à dedicação de todos os artesãos e mestres de cave para a criação dos inigualáveis champagnes da marca.
A história da Perrier-Joüet começou no ano de 1811, quando Nicolas Perrier, filho de um vinicultor francês, e Adèle Joüet, filha de uma família de comerciantes de vinho, se uniram para fundar uma das maiores e melhores maisons de champagne do mundo: a Perrier-Joüet.
A fórmula perfeita para a produção deste champagne extraordinário inclui a tradição dos métodos de fabricação, as excelentes características do ‘terroir’, a expertise dos operários e Mestres de Caves, sem contar o amor e a dedicação pelo trabalho artesanal, que fazem dos champagnes Perrier-Joüet sinônimos de elegância e finesse.
Em 1815, reconhecendo o potencial de consumo nos mercados internacionais, a maison Perrier-Joüet preparou uma remessa especial para a Inglaterra, e, após alguns anos, também cativou os Estados Unidos, o que deu início às exportações da grife dos champagnes mais desejados do mundo.
Em 1854, Charles Perrier sucedeu seu pai nos negócios e decidiu produzir um cuvée diferenciado, de sabor mais seco e extravagante. Assim, nasceram os primeiros champagnes Brut. Em 1888, o champagne Perrier-Joüet 1874 ficou conhecido como o mais caro do mundo, ao bater o recorde de preço em um leilão da Christie’s.
Em 1902, Emile Gallé, uma artesã especialista em trabalhos com vidro, desenvolveu o design e decorou as garrafas com as anêmonas coloridas, que enfeitam os recipientes do líquido glamoroso e refrescante da Perrier-Joüet até os dias atuais.
A maison dedicou os últimos dois séculos à busca incessante pela qualidade, mantendo sua tradição acesa a cada safra excepcional de champagnes sofisticados e cheios de vida.
Localizada no coração da região de Champagne, na França, a Perrier-Joüet conta com 65 hectares de vinhedos grand cru, onde se cultivam predominantemente as Chardonnay, as mais femininas e delicadas das uvas, perfeitas para a fabricação dos champagnes. Grande parte do parreiral é formada por uvas maduras elegantes, com idade média de 23 anos. Para os connoisseurs mais exigentes, é interessante ressaltar que cerca de 40 hectares do vinhedo estão situados dentro dos grand crus de Cramant e Avize.
A Perrier-Joüet é uma grife luxuosa, que tem seu foco na produção de pequenas quantidades. Edições limitadas e exclusivas, que valorizam o trabalho primoroso dos artesãos, que dedicam suas vidas, por diferentes gerações, em um trabalho passado de pai para filho. Em dois séculos, as experiências dos sete Mestres de Caves mostraram que a valorização da qualidade se sobressai às grandes quantidades. Hervé Deschamps, o atual Mestre de Caves e guardião de seu próprio legado, é um grande entusiasta desta filosofia.
O lançamento de um champagne comemorativo do bicentenário ocorreu durante um evento privado e super exclusivo em Paris e contou apenas com 200 convidados.
O champagne escolhido para a comemoração foi o Brut Fleur de Champagne 1998, que recebeu uma embalagem desenvolvida sob medida pelo artista plástico americano Daniel Arsham, uma escultura que evoca o espírito atemporal e sofisticado, capaz de acompanhar o champagne comemorativo do bicentenário por muitas gerações.
A safra 1998 foi especialmente escolhida por Hervé Deschamps por sua excepcional capacidade de envelhecimento – um vinho refinado que expressa aromas e frescor inacreditáveis. Cada escultura foi decorada com um emblema que celebra o bicentenário da Perrier-Joüet e traz a assinatura de Daniel Arsham e a numeração da garrafa.
Apenas 100 garrafas magnum (1,5 litro) foram confeccionadas e serão comercializadas na Boutique de Champagne em Epernay, a casa da Perrier-Joüet. O pacote completo inclui uma experiência privilegiada acompanhada por Hervé Deschamps, com visita às caves e degustação dos champagnes Perrier-Joüet em uma sala reservada, onde as 100 garrafas magnum repousam em excelentes condições por um período de mais de cem anos. Esta cave é um verdadeiro convite para a contemplação emocionante do que o tempo é capaz de fazer para reunir pessoas e exaltar suas celebrações.
Preço: US$ 14.200, cada garrafa magnum, 1,5 litro (sem impostos e frete)
Para maiores informações, visite o site: www.perrier-jouet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...