21 novembro 2011

5 Dicas Para quem Trabalha em Casa

Escritório em casa é o desejo de muitos, mas exige cuidados especiais para garantir a produtividade sem se transformar em uma nova fonte de stress.
Quem tem a experiência de trabalhar a partir de casa, deve saber que nem tudo são flores.
Em geral, mesmo a pessoa deixando de gastar tempo se deslocando para o trabalho e ter muito menos stress de interação, também tem de lidar com a perda da estrutura do ambiente de trabalho formal, a visibilidade de suas atividades e as vantagens da interação. Quem trabalha em casa como autônomo ou profissional liberal também abre mão das vantagens da legislação trabalhista – ao mesmo tempo em que se liberta de suas restrições. São sempre moedas de duas faces.
Mas cada vez fica mais claro para empregadores e empregados que é possível ser produtivo e eficiente trabalhando a partir de casa, desde que se recorra a um bom planejamento e se tenha suficiente flexibilidade – o que no final das contas contribui para o aumento das vagas e empregos disponíveis para trabalho em casa.
Confira, abaixo, cinco dicas para otimizar o tempo e o serviço de quem trabalha em casa:

- Adapte seus horários de trabalho aos demais horários da sua vida doméstica, buscando eficiência e redução do stress.
- Defina indicadores, marcos e metas realistas, e acompanhe-os todos os dias, para certificar que estejam sendo cumpridos, e eventualmente programar compensações. Defina o seu próprio ritmo que permita chegar onde você quer, e certifique-se de cumpri-lo.
- Descubra o que é necessário para sinalizar a todas as esferas da sua mente que você está em “modo de trabalho” – para algumas pessoas basta vestir-se com a roupa que usariam para ir ao escritório, ou sentar-se em uma determinada escrivaninha. Para outras, verdadeiros rituais (envolvendo café, ouvir determinados programas de TV, dar uma volta na quadra, etc.) são necessários.
- Em um escritório doméstico, alguns dos eventos que sinalizam claramente a passagem das horas do dia em uma empresa não ocorrem. Se você notar que seu dia às vezes passa voando sem você perceber, procure um relógio que sinalize as horas, ou algum outro tipo de alerta de passagem de tempo.
- Se você for seu próprio patrão, programe dias ou períodos para cuidar das necessidades domésticas. Se você definir que as tardes de quarta-feira serão dedicadas às compras no supermercado, idas à lavanderia, etc., não irá marcar compromissos de trabalho para estas datas, terá menos motivo para pausas não previstas nos demais dias da semana, e irá tirar proveito real de estar trabalhando em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...