08 maio 2012

ALIGOT



Os ingredientes do aligot são simples: apenas batatas e queijos. Aprenda a preparar este prato clássico de Alex Atala.

O chef brasileiro Alex Atala segue surpreendendo os amantes da gastronomia: seu restaurante paulistano D.O.M. fo...i eleito o quarto melhor do mundo pela britânica Restaurant Magazine, no prêmio 50 Best World's Restaurants.

Aqui você aprende a preparar um clássico que acompanha o chef desde o início de sua carreira, o aligot. Espécie de purê de batatas com queijos, o prato faz tanto sucesso que é quase que um emblema do chef. Não pode faltar no cardápio. Veja abaixo como preparar esta saborosa receita:

Aligot
4 porções

200 g de Purê de Batata
100 g de queijo Minas padrão ralado
100 g de queijo gruyére ralado

1 Em uma panela pequena, aqueça o purê de batata, em fogo baixo. Acrescente os queijos ralados, alternadamente começando pelo queijo Minas padrão e, vá acertando o ponto, enquanto mexe energicamente com uma colher de pau, até que esteja liso e elástico.

Purê de batata
1 kg de batatas rosenthal
200 ml de creme de leite fresco
100 ml de leite tipo A
45 g de manteiga
Sal
Água

Purê de batata
1 Cozinhe as batatas em água com sal até começarem a abrir. 2 Descasque-as ainda quente. 3 Esprema as batatas no passador de legumes e depois em uma peneira bem fina. 4 Numa outra panela aqueça a manteiga, o creme de leite e o leite. 5 Acrescente as batatas amassadas e cozinhe em fogo bem baixo por aproximadamente 20 minutos.

Receita do chef Alex Atala, proprietário do restaurante D.O.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...