07 novembro 2011

As viagens na era dos smartphones!

Sem dúvida nenhuma, os aplicativos de smartphones mudaram a vida do viajante moderno. Verdadeiros guias turísticos de bolso, eles nos ajudam nas mais diversas funções, como procurar um hotel ou ter o mapa da cidade sempre à mão. E em uma cidade típicamente turística, as opções são ainda mais amplas. Recentemente, fui a trabalho para Paris realizar a cobertura do lançamento mundial do iPhone 4S (o novo destaque da Apple), e os aplicativos móveis me ajudaram muito nessa missão.
Começando já no aeroporto. Com o aplicativo FlightTrack Pro ($4,99), é possível fazer o controle dos voos e conexões que eu preciso fazer, me alertando horários e até atrasos.
Paris, como sendo a cidade mais visitada no mundo (além de ser uma das mais belas), possui muitos aplicativos dedicados. Por isso, antes de partir, procurei conhecer as opções e separar o que poderia me ajudar na viagem. E um dos aplicativos imprescindíveis é o Metro Paris Subway ($0,99), que mapeia de forma interativa toda a complexa rede de transportes da Cidade Luz.
Aplicativos para Viagem
Aplicativo do Metrô de Paris
Mas o problema em viagens é a falta de um plano internet no exterior. Usar o roaming internacional para dados é algo proibitivo para quem não quer ter um ataque do coração ao receber a conta no final do mês, por isso a melhor alternativa é procurar redes Wi-Fi grátis, como em McDonalds, Starbucks ou nas Apple Stores.
Pensando já na falta de internet, comprei também um aplicativo de GPS com mapas já integrados ($24,99), o que me permitiu andar pela cidade sem me perder em nenhum momento. De quebra, ele ainda mostra pontos turísticos e dicas de restaurantes perto de onde estou, perfeito para quem não conhece ainda a cidade.
A popularização dos smartphones (grande parte por causa do sucesso do iPhone) e seus aplicativos mudou completamente as minhas viagens, que agora se tornaram mais intensas e informativas, permitindo mais independência, visto que tudo que preciso pode ser encontrado na palma de minha mão. Há 5 anos atrás, quem tinha todas estas facilidades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...